Cozinhar by Michael Pollan
uma história natural de transformação (Portuguese Edition)

No critic rating

Waiting for minimum critic reviews

Synopsis

Nos dias de hoje, diante de uma vida atribulada, as pessoas pensam cada vez mais em comida, embora dediquem cada vez menos tempo ao preparo de suas refeições. Preocupam-se com a quantidade de calorias ingeridas e com a qualidade dos ingredientes, mas reservam mais horas para assistir aos programas de culinária na TV do que efetivamente passam dentro da cozinha. E enchem a despensa com produtos industrializados supostamente “saudáveis”.

Nesse cenário tão contraditório, o escritor Michael Pollan convida o leitor a redescobrir a experiência fascinante de transformar os alimentos. A partir dos quatro elementos da natureza — fogo, água, ar e terra —, ele nos mostra o calor ancestral do churrasco, o caldo perfumado dos assados de panela, a leveza dos pães integrais e a magia da fermentação de um chucrute. Ao relatar suas experiências pessoais com os processos de preparação da comida, Pollan mergulha numa história tão antiga quanto a da própria humanidade e propõe uma redescoberta de sabores e valores esquecidos.

Cozinhar é, ao mesmo tempo, investigação científica e narrativa pessoal, guia pragmático sobre o preparo de alimentos e reflexão filosófica sobre a transformação da natureza. Partindo do trabalho de filósofos e antropólogos, Pollan ressalta que o ato de cozinhar é um dos fatores que definem a espécie humana. Ao aprender a usar o fogo para preparar alimentos, nossos ancestrais abriram caminho para o desenvolvimento da civilização. E ele alerta: precisamos reconquistar o território da cozinha. Com isso, reforçamos vínculos comunitários e familiares e, ao mesmo tempo, damos um passo importante para tornar nosso sistema alimentar mais saudável e sustentável.

O autor é um dos principais convidados e presença confirmada para a 12ª edição da Flip, em 2014.

Famoso ativista na área da alimentação, Michael Pollan foi apontado pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo em 2010.

O livro inclui quatro receitas básicas, cada uma baseada numa das quatro transformações analisadas por Pollan no livro.

“As oito palavras mais famosas do movimento pela boa alimentação são: ‘Coma comida. Não muito. Principalmente de origem vegetal.’ Elas foram escritas, claro, por Michael Pollan. Agora, ele acrescenta mais duas a seu lema: ‘Vá cozinhar.’”The New York Times

“Pollan não é apenas um historiador e um profeta da comida; é também um cozinheiro de mão cheia.”Financial Times

“Cozinhar é um livro de revelações para o animal humano faminto de hoje. Deixe-se transformar por ele.”The Telegraph

“Um dia, este livro inovador vai entrar para a bibliografia básica de disciplinas universitárias como economia, história, filosofia, antropologia e diversos outros campos das ciências humanas e da saúde.”The Guardian

“Michael Pollan é incomparável ao reunir incontáveis movimentos, filosofias e pesquisas sobre alimentação e tecer uma narrativa envolvente com uma mensagem esclarecedora.”The Washington Post

 

About Michael Pollan

See more books from this Author
A longtime contributing writer to The New York Times Magazine, Michael Pollan is the nation's most trusted resource for food-related issues. He is the Knight Professor of Journalism at UC Berkeley. His writing on food and agriculture has won numerous awards, including the Reuters/World Conservation Union Global Award in Environmental Journalism, the James Beard Award, and the Genesis Award from the American Humane Society.
 
Published July 1, 2014 by Intrínseca. 511 pages
Genres: Cooking.
×